postandpin
28 Jul 2017
HomeComunicaçãoEstes são os diferentes tipos de Relações Públicas que existem

Estes são os diferentes tipos de Relações Públicas que existem

Um relações públicas é um especialista em comunicação e, por isso, há certos conhecimentos, capacidades e características que são transversais a todos os profissionais desta área. Contudo, cada RP imprime a sua personalidade no trabalho.

O resultado?

Um conjunto (variado e hilariante) de diferentes tipos de profissionais de comunicação! Identificam-se com algum? Ou conhecem alguém exactamente assim?

1. O Party Animal

Este é aquele RP que muitas vezes confunde (ou junta mesmo) o trabalho com o lazer. Adora festas e frequentemente bebe um copinho a mais, mesmo ao lado dos clientes. É popular, entertainer e adora ser o centro das atenções. Sabe de tudo antes de toda a gente e provavelmente abusa do solário.

personalidade-relacoes-publicas-party

2. A RP do Lifestyle

A RP do lifestyle está sempre a par das últimas tendências. Tem uma mala Marc Jacobs e uma keychain da bimba e lola. Anda sempre com os seus dois telemóveis na bolsa (o pessoal e do trabalho) e passa o dia no instagram. Adora hashtags e emojis.
Anda sempre sorridente e tem montes de novas ideias. Conhece os editores de todas as revistas de moda e lifestyle e está sempre à procura do melhor ângulo, da melhor estratégia e da next big thing.

personalidade-relacoes-publicas-lifestyle

3. O ex-jornalista

Este é aquele RP que está sempre a falar dos tempos em que era jornalista e a contar todas as peripécias pelas quais passou. Meio desleixado e inteligente, conhece a maioria dos jornalistas e editores e trata-os por tu. Não tem muita paciência para a estratégia e planeamento, gosta mesmo é de uma boa conversa, de escrever e preparar bom conteúdo.

personalidade-relacoes-publicas-jornalista

4. O RP analista

Este é o RP que se foca nos números. Talvez tenha passado ao lado de uma carreira de contabilista ou economista, ou simplesmente veio de uma empresa onde os números falavam mais alto. Pensador estratégico, este RP precisa de um plano para tudo e métricas para cada acção.
Sabe que tendências de mercado estão a crescer e já está a pensar como as vai implementar. Inteligente e curioso, este relações públicas procura sempre atingir os melhores resultados.

personalidade-relacoes-publicas-analista

5.  O visionário perigoso

Este é o relações públicas que queremos muito perceber mas não conseguimos. Tem sempre ideias desfasadas da realidade, impossíveis de alcançar ou mesmo nocivas para os clientes. Nas sessões de brainstorming deixa sempre um grande WTF na nossa testa e a pergunta pendente no ar… “Como é que ele veio aqui parar?“.

Mas às vezes lá partilha uma ideia que funciona e restabelece a paz no escritório.
Flexível, energético e experimental, este RP é um aventureiro por natureza.

personalidade-relacoes-publicas-criativo

6. A introvertida (que resolve todos os problemas)

Esta é a relações públicas introvertida, que não diz muito em voz alta e raramente aparece em público. Calma, realista e criativa, esta RP gosta de absorver toda a informação disponível e depois surpreender toda a gente com uma estratégia de comunicação altamente desenvolvida ou uma solução criativa (que ninguém tinha pensado).
Reservada, esta é a verdadeira relações públicas de bastidores: muito dedicada, prática e focada nos resultados.

personalidade-relacoes-publicas-introvertido

7. A querida

A querida é a relações públicas que tem sempre vontade de ajudar os outros. É preciso transportar material? Ir buscar café? Organizar uma reunião? Ela está lá.
Este tipo de RP é o único no escritório que dá sempre os parabéns aos colegas quando eles alcançam um bom resultado. Sempre alegre e com algo de positivo a dizer, esta relações públicas é dedicada, espontânea, entusiasta e social.
Na secretária, para além do calendário oferecido pelo cliente, tem pelo menos uma caneta com purpurinas e uma agenda que diz na capa “keep calm and smile :)”

personalidade-relacoes-publicas-querido

 Ilustrações: Capricland

Latest comments

  • Ficou tão divertido, ainda estudo então não sei qual eu vou ser.

  • Eu amei, ficou muito legal.

leave a comment