8 razões porque adoro ser Relações Públicas

Relações públicas é uma profissão pouco compreendida e até mal interpretada. Muitos ainda associam esta profissão a uma pessoa das festas,...

Relações públicas é uma profissão pouco compreendida e até mal interpretada. Muitos ainda associam esta profissão a uma pessoa das festas, que conhece muita gente e tem muitos contactos.
Esta é uma visão verdadeiramente redutora. Ser um Relações públicas é ser muito mais do que isto.

Ser um profissional de Relações públicas é ser um especialista em comunicação - comunicação entre pessoas, empresas e órgãos de comunicação social. É ter a capacidade de gerir meios e canais de comunicação nos contextos mais variados e desafiantes.


E por ser uma profissão tão desafiante, aqui ficam 8 razões para adorar uma carreira em Relações Públicas e Comunicação:

1. Podes combinar a tua paixão com o teu trabalho

Em relações públicas podes trabalhar com empresas de qualquer indústria ou qualquer dimensão - desde grupos corporativos gigantes a empresas pequenas ou startups. Podes até trabalhar como freelancer.
Independentemente da dimensão da empresa para a qual trabalhas, é possível escolher o ramo que mais te interessa e desenvolver uma carreira nesse sentido. Desde a indústria automóvel à tecnologia, moda ou lifestyle, relações públicas é uma profissão que te permite trabalhar numa das tuas paixões e combinar os teus interesses com a tua profissão.

2. Não há um momento de tédio

Todos os dias são diferentes para um profissional de relações públicas. Num dia podes estar a escrever um discurso para um evento, no outro um script para um anúncio televisivo ou vídeo promocional. Em seguida, a desenvolver uma estratégia de comunicação para uma nova marca ou a enviar um novo comunicado de imprensa.
Cada dia traz uma experiência diferente e com isso novos conhecimentos e a possibilidade de ser criativo a cada projeto. Um aspeto desta profissão altamente desafiante e gratificante.

3. Contas histórias

Storytelling está em todo o lado e este know-how é cada vez mais procurado pelas empresas, pois hoje em dia os consumidores respondem a histórias (com sentimento e emoção) e não a discursos de vendas.


O relações públicas tem o poder da palavra, tem o poder de influenciar como a história de uma marca ou empresa é escrita. Tem o poder de fazer parte de uma tendência, de acrescentar um pedacinho à história.

4. Aprendes constantemente

Quer estejamos a falar de técnicas, plataformas ou ferramentas, há sempre algo novo para aprender e dominar.

Além disso, como trabalhas com clientes de várias áreas, um dia podes estar a escrever sobre vinhos e no dia a seguir sobre energias renováveis, pokémons ou aviões. É mesmo abrangente e não podia ser mais interessante!

5. Pões à prova a tua criatividade

Quer trabalhes como RP de uma empresa, numa agência ou com vários clientes, a criatividade tem de estar sempre presente. Desenhar novas estratégias e escrever são duas competências muito presentes no dia a dia de um profissional de Comunicação e isso exige pensar em novas abordagens, criar, produzir ou inventar coisas novas. Exige criatividade.

6. Fazes sempre parte de uma equipa

Relações públicas não existem sozinhos, não são uma ilha. É uma profissão que toca e se relaciona com vários departamentos, a nível interno, assim como vários públicos a nível externo.
Este contacto é verdadeiramente enriquecedor, visto que aprendes muito com a experiência das pessoas que te rodeiam, assim como sobre o seu trabalho.


7. Um sucesso para o teu cliente/empresa é um sucesso para ti

Ainda me lembro do momento em que, durante minha primeira experiência profissional, uma pessoa nos telefonou porque tinha visto uma notícia sobre um dos nossos artigos e gostaria de comprar um exemplar. É uma sensação incrível saber que influenciaste, de forma visível e direta, a tua empresa.

E em relações públicas este sentimento é frequente. Quando consegues que o teu cliente seja citado num artigo sobre uma tendência, quando ele aparece na capa de um jornal ou é entrevistado para uma revista. É o teu trabalho que está ali (ainda que ninguém o saiba... mas tu sabes e não há sentimento melhor!).

8. Sentes o impacto do teu trabalho

No seguimento do ponto anterior, as tuas ações como relações públicas têm de facto resultados visíveis para os teus clientes, a curto e a longo prazo.


As ações dos relações públicas, se sempre foram importantes, hoje em dia assumem cada vez mais importância, sendo vitais para a estratégia global das empresas.

Deu para perceber como gosto do que faço?
E vocês? O que gostam mais no vosso trabalho como relações públicas? O que vos fascina nesta área?


Não percas também:
> 15 momentos que só um Relações Públicas entende


Artigos relacionados

0 comentários